sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A EVIDÊNCIA BÍBLICA PARA O CONHECIMENTO MÉDIO

*Tradução: Douglas Ferreira da Silva
Porque sugiro que Deus tem conhecimento médio? Basicamente, duas categorias podem ser consideradas aqui: bíblica e teológica. No século 16 teólogos perceberam que tinham boas razões bíblicas para asseverar que Deus possui conhecimento médio. Um dos muitos  textos  citados foi 1 Samuel 23: 6-13:


E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão.
E foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila, e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos.
Então Saul mandou chamar a todo o povo à peleja, para que descessem a Queila, para cercar a Davi e os seus homens.
Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode.
E disse Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.
Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! SENHOR Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá.
Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o SENHOR: Entregarão.
Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se aonde puderam; e sendo anunciado a Saul, que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele. (1Sm 23:6-13)

Essa história foi entendida como uma demonstração de que Deus sabia que se Davi permanecesse em Queila, então Saul viria ao seu encontro, e que se Saul viesse ao encontro de Davi, então os homens da cidade iria entregá-lo. Se as respostas de Deus através do éfode fossem tomadas como simples presciência, nós deveríamos concluir que suas respostas foram falsas, desde que foi afirmado não aconteceu. Mas se as respostas forem compreendidas com indicações do que poderia acontecer em certas circunstâncias, logo elas foram verdadeiras e servem como prova que Deus possui conhecimento médio.
A segunda passagem utilizada frequentemente foi Mateus 11:20-24:

Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. (Mt 11:20-24).

Aqui Jesus mesmo declara que se seus milagres tivessem sido feitos em certas cidades que não se arrependeram, elas poderiam ter se arrependido. Tomado literalmente, o que Jesus está dizendo aqui é que em certas circunstâncias alguns indivíduos teriam agido de forma diferente. Isso foi tomado como uma prova positiva  para seu divino conhecimento médio.




* CRAIG, William Lane, The Only Wise God, Tradução: Douglas Ferreira da Silva, Ed WIPF & STOCK, 1999, pgs. 131-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário