*Tradução:
Douglas Ferreira da Silva
Porque
sugiro que Deus tem conhecimento médio? Basicamente, duas categorias podem ser
consideradas aqui: bíblica e teológica. No século 16 teólogos perceberam que
tinham boas razões bíblicas para asseverar que Deus possui conhecimento médio.
Um dos muitos textos citados foi 1 Samuel 23: 6-13:
E sucedeu que,
quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o
éfode na mão.
E foi anunciado
a Saul que Davi tinha ido a Queila, e disse Saul: Deus o entregou nas minhas
mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos.
Então Saul
mandou chamar a todo o povo à peleja, para que descessem a Queila, para cercar
a Davi e os seus homens.
Sabendo, pois,
Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze
aqui o éfode.
E disse Davi: Ó
SENHOR, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila,
para destruir a cidade por causa de mim.
Entregar-me-ão
os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido?
Ah! SENHOR Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR:
Descerá.
Disse mais Davi:
Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de
Saul? E disse o SENHOR: Entregarão.
Então Davi se
levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se
aonde puderam; e sendo anunciado a Saul, que Davi escapara de Queila, cessou de
sair contra ele. (1Sm 23:6-13)
Essa
história foi entendida como uma demonstração de que Deus sabia que se Davi
permanecesse em Queila, então Saul viria ao seu encontro, e que se Saul viesse
ao encontro de Davi, então os homens da cidade iria entregá-lo. Se as respostas
de Deus através do éfode fossem tomadas como simples presciência, nós
deveríamos concluir que suas respostas foram falsas, desde que foi afirmado não
aconteceu. Mas se as respostas forem compreendidas com indicações do que
poderia acontecer em certas circunstâncias, logo elas foram verdadeiras e
servem como prova que Deus possui conhecimento médio.
A
segunda passagem utilizada frequentemente foi Mateus 11:20-24:
Então começou
ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios
o não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti,
Corazim! ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os
prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e
com cinza.
Por isso eu vos
digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para
vós.
E tu, Cafarnaum,
que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma
tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido
até hoje.
Eu vos digo,
porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para
ti. (Mt 11:20-24).
Aqui
Jesus mesmo declara que se seus milagres tivessem sido feitos em certas cidades
que não se arrependeram, elas poderiam ter se arrependido. Tomado literalmente,
o que Jesus está dizendo aqui é que em certas circunstâncias alguns indivíduos teriam
agido de forma diferente. Isso foi tomado como uma prova positiva para seu divino conhecimento médio.
* CRAIG, William Lane, The Only Wise God,
Tradução: Douglas Ferreira da Silva, Ed WIPF & STOCK, 1999, pgs. 131-3.
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