segunda-feira, 30 de julho de 2012

A influência de Hegel em Marx e Feuerbach


Hegel propõe um filosofia que esteja baseada na história, em uma consciência histórica, um sistema abrangente como notou o Dr. Franklin :

Essa possibilidade de explicar os vários aspectos da vida individual e coletiva a partir da totalidade e os resultados altamente sistêmicos assim obtidos conferiam ao pensamento hegeliano pelo menos a aparência de uma filosofia definitiva, satisfazendo aquilo que sempre havia sido o grande anseio da tradição. Por outro lado, esse sentimento de segurança transmitido pela organização do saber e da história proposta por Hegel estava estreitamente associado a uma espécie de justificação do presente, em todos os seus aspectos, inclusive morais e políticos, já que o presente é o resultado necessário do processo de auto-revelação do Espírito.[1]

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dimensões da Pessoa Humana


Ensaio de Antropologia Teológica
 
Introdução

            O homem é o ser mais complexo, e sua singularidade é notável diante de todas as outras criaturas existentes ao seu redor. A ciência se encarrega de estudar a natureza, em buscar categorizar  todos os fatos, porém quando falamos do homem o problema logo se apresenta, uma vez que precisamos de uma definição universalmente válida.
            Assim, as ciências humanas sem dispensar o uso objetivo de instrumentos para mensurar o homem, não pode fazê-lo totalmente, pois tal instrumento “objetivo” é limitado na intenção de compreender a  natureza humana. Daí, ser necessário o subjetivo, a interpretação a analise de componentes que são invisíveis aos olhos, por isso se faz necessário analisar a alma e o espírito do ser humano.